terça-feira, 26 de março de 2013

Umbanda e Quaresma



Umbanda e Quaresma

Elaborado e pesquisado por Márcia Terroso Ávila

A quaresma é um período entendido e tratado de maneira peculiar na visão de diversas religiões, mas na sua essência representa um processo necessário na vida de todo ser humano, isto é, a reflexão buscando autoconhecimento.

Todo umbandista precisa se preparar para as alterações energéticas geradas durante os três ciclos: carnaval, quaresma e semana santa. Se somos umbandistas e a Umbanda é uma religião cristã, porque não seguir o exemplo do nosso mestre Jesus que, antes de iniciar uma nova fase, um ciclo que deixaria marcas na eternidade, guardou silêncio, refletiu, lutou contra seus conflitos interiores e venceu.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. 

Na Bíblia está relatadas as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O templo umbandista ou centro espírita é um pronto-socorro espiritual, onde os irmãos necessitados, que buscam ajuda não escolhem períodos determinados para solicitar auxílio e seria contraditório achar uma porta fechada justo no momento de maior precisão.

Se há tantos espíritos perturbados soltos durante a quaresma, é justamente nela que precisamos trabalhar para auxílio deles e de quem mais nos procurar. Nossa casa não fecha suas portas durante a quaresma por entender que é um período energeticamente instável.

Pedimos a todos que aproveitem também a quaresma para fazer uma purificação interior. Não se esqueçam de refletir sobre seus conflitos interiores, aqueles que não deixam você ver a luz que existe em seu coração e que poderia iluminar muitas pessoas em seu caminho.

Faça uma proposta a si mesmo, que nestes quarenta dias não se permita acomodar, vença as batalhas interiores, use de ponderação e misericórdia e cure as feridas que forem abertas durante a sua jornada.
Que a sabedoria de Pai Oxalá faça você renascer na páscoa um ser humano muito melhor!

Crenças e significados do período da quaresma na Umbanda

A Quaresma é Onde Nossos Orixás e Guias de primeira Linha ou Primeiro Escalão Param Para Avaliação do Ano Espiritual em Termino, è Também onde Traçam o Plano Espiritual para o Ano a Começar. 

Antigamente os Terreiros Fechavam no Período de Quaresma, Fechavam na Gira de Cinzas onde Os Filhos eram Cruzados Pelos Pretos Velhos Com Cinzas Afim de proteção Conta Fluidos Negativos e Maus Espíritos Neste Período.

E Só Reabriria na Sexta Feira Santa, Onde se iniciava a Vigília, Traçava-se um Cruzeiro no Chão com Pemba e o Contornava com Velas Brancas, Assim Velando o Cruzeiro e Rezando diversos Terços Até O Estouro de Aleluia.

O Conga era Fechado Com Cortinas Roxas ou Brancas os Santos Cobertos e Tudo Só Era Retirado após o Estouro de Aleluia. No sábado de Aleluia ao Meio dia Os Pretos Velhos Faziam a Incorporação em seus Médiuns, Estouravam a Aleluia, e Faziam o Levantamento do Cruzeiro Velado Estava Cumprida a Penitencia de Quaresma e os médiuns já Preparados Para a Ceia de Páscoa.·.

Obs: Neste Período Fechava-se a Casa Para a Caridade.

Porém Hoje Não Mais Conheço Terreiros que Façam Tal Ritual Por Completo.

Hoje Dentro da Quaresma os Terreiros dão Continuidade À Caridade, ato Que Particularmente acho muito Bom, Porem Não se pode Atuar Com: Orixás, Falangeiros, Capangueiros, Caboclos, Pretos Velhos e Eres. Más Podemos atuar Com as 2ª Linhas ou Linhas de Segundo Escalão Como: Boiadeiros, Baianos, Marinheiros e Exus ( este ultimo não Muito Recomendado) Assim dando Continuidade á Caridade, Porem sem se Esquecer de nos Redimirmos de Nossos Pecados e Falhas. 

Obs: Nos Dois Casos Citados Faz-se na noite da Quinta Feira Santa (Quinta Feira Maior) Uma Oferenda aos Exus a Fim de Proteção Para o novo Ano Espiritual.

Quaresma
A Quaresma é um período em que se relembra o período entra morte e a  Ressurreição de Jesus Cristo ( Pai Oxalá).

Durante este período é Apropriado para penitência e meditação, através da prática do jejum, da esmola e da oração.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na tarde da Quinta-feira Santa, antes da Celebração da Santa Ceia, quando foi instituída a Eucaristia e o Sacerdócio.
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
40 dias A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública. 

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Vivendo a Quaresma
Durante este tempo especial de purificação, antes de tudo, a vida de oração, condição indispensável para o encontro com Deus.

Na oração, inicia um diálogo íntimo com o Senhor, deixa que a graça divina penetre em seu coração.

·         Arrependendo-se de seus pecados
·         Lutar para se mudar intimamente.
·         Jejuar.

Os Jejuns de quaresma entram a Abdicação da Carne na quarta Feira de Cinzas e Todas as Sexta Feiras de sua Duração.

Umbanda e a Quaresma

A Quaresma é Onde Nossos Orixás e Guias de primeira Linha ou Primeiro Escalão Param Para Avaliação do Ano Espiritual em Termino, è Também onde Traçam o Plano Espiritual para o Ano a Começar.

Antigamente os Terreiros Fechavam no Período de Quaresma, Fechavam na Gira de Cinzas onde Os Filhos eram Cruzados Pelos Pretos Velhos Com Cinzas Afim de proteção Conta Fluidos Negativos e Maus Espíritos Neste Período.

E Só Reabriria na Sexta Feira Santa, Onde se iniciava a Vigília, Traçava-se um Cruzeiro no Chão com Pemba e o Contornava com Velas Brancas, Assim Velando o Cruzeiro e Rezando diversos Terços Até O Estouro de Aleluia.

O Conga era Fechado Com Cortinas Roxas ou Brancas os Santos Cobertos e Tudo Só Era Retirado após o Estouro de Aleluia.

No sábado de Aleluia ao Meio dia Os Pretos Velhos Faziam a Incorporação em seus Médiuns, Estouravam a Aleluia, e Faziam o Levantamento do Cruzeiro Velado. 

Estava Cumprida a Penitencia de Quaresma e os médiuns já Preparados Para a Ceia de Páscoa.

Obs: Neste Período Fechava-se a Casa Para a Caridade.

Porém Hoje Não Mais Conheço Terreiros que Façam Tal Ritual Por Completo.

Hoje Dentro da Quaresma os Terreiros dão Continuidade  

À Caridade, ato Que Particularmente acho muito Bom, Porem Não se pode Atuar Com: Orixás, Falangeiros, Capangueiros, Caboclos, Pretos Velhos e Eres.

Más Podemos atuar Com as 2ª Linhas ou Linhas de Segundo Escalão Como: Boiadeiros, Baianos, Marinheiros e Exus ( este ultimo não Muito Recomendado) Assim dando Continuidade á Caridade, Porem sem se Esquecer de nos Redimirmos de Nossos Pecados e Falhas.

Obs: Nos Dois Casos Citados Faz-se na noite da Quinta Feira Santa (Quinta Feira Maior) Uma Oferenda aos Exus a Fim de Proteção Para o novo Ano Espiritual.

terça-feira, 19 de março de 2013

PALESTRA GRATUITA SOBRE ERVAS DE CURA



PALESTRA GRATUITA SOBRE ERVAS DE CURA

O IEG receberá a visita do Sr. Paulo De Tarso Ervanário, fito terapeuta, que atua em São Paulo através da empresa HERVORHA ESPECIARIAS, para apresentação de informações terapêuticas importantes referentes ao uso equilibrado de ervas medicinal.

Esta Palestra, totalmente gratuito, tem o objetivo de nos mostrar a importância do uso das ervas medicinais e sua eficácia.

Ervas medicinal são aquelas que são destinadas a curar corpo, sentimento e espírito.

“ Não a remédio mesmo natural que Cure se não houver Mudança de Atitude.”

Alguns assuntos abordados:

·       Ervas para prevenir e ou ajudar a Curar Câncer.
·       Associação de ervas para Diabetes, Hipertensão, prevenir AVC.
·       Erva para Fecundidade, evitar eclampsia, ter boa dilatação.
·       Ervas para emagrecer com saúde.
·       Ervas para ganhar massa muscular.
·       Ervas para estimular a visão e a acesso espiritual.
·       Ervas para a Andropausa & Menopausa

Data da Palestra: 28\ 04 \2013 - Domingo
Horário: 10:30 as 12:00 horas
Local: Instituto Cultural Ogum da Estrela Guia – Santa Rita do Sapucaí - MG

Maiores informações e inscrições no IEG: Segundas feiras 20:00 as 22:00
Telefone: 35 9924 0393 ( horário comercial )
E-mail: ogumdaestrelaguia@gmail.com
Entrada: Gratuito
Nota: As ervas medicinais apresentadas e disponibilizadas no evento terão custo de aquisição

sexta-feira, 15 de março de 2013

31/03 Dia da Umbanda ! Deixe Sua Mensagem !

Dia 31 de Março, dia da Umbanda  !

Deixe sua mensagem !

Qual sua opinião, o que aprendeu com ela e principalmente o que você percebeu depois em sua vida !

Que Oxalá lhe abençoe e ilumine !

terça-feira, 5 de março de 2013

Reforma do IEG 2013 Ainda Continua !


Caros sócios e frequentadores do IEG, já adiantamos bem nossa reforma da sede.
Instalamos mais um banheiro público, em fase de acabamento, de forma que atenda a acessibilidade e legislação vigente.
Conseguimos trocar o forro de madeira carunchado do salão por forro de PVC, agora falta os demais comodos ( vestiários, cozinha e corredor ).  Agradecemos as doações para reforma do forro do salão principal !

Falta adequar a área de piso externo para acessibilidade dos frequentadores, adiquir cadeiras, extintores de incêndio, material para construção, material para cozinha e serviço de pedreiro.

Aceitamos mudas de flores e ervas medicinais para revitalizar nosso jardim !
Segue lista atualizada de nossas atuais necessidades para finalizar nossa reforma:  

Falta pouco para terminar !!!
 
Segue abaixo lista atualizada de nossas necessidades de doações agora, antes do início das atividades do IEG em janeiro 2013 ( os itens forro de PVC, cadeiras, armário de cozinha, , brita e areia, tanque de lavar roupas,  pagamento do serviço de pedreiro, são os mais urgentes !):

  • 01 Tanque de lavar roupas duas cubas  ( concreto ) sem pés
  • 01 Bacia de mictório 
  • 01 Janela para banheiro de 1m x 40 cm
  • 02 Extintores de incêndio 6 Kg ( Classe A e Classe B )
  • 01 sistema iluminação de emergência 
  • Caixa de Ferramentas ( 01 jogo de chaves de fenda e chaves Philips, 01 marreta pequena, 01 serrote, 01 arco de serra, 01 furadeira elétrica de impacto 127 v, 01 alicate de bico, 01 alicate de corte, 01 alicate de pressão, 01 chave de grifo, 01 chave inglesa )
  • 01 carrinho de mão
  • 03 espátulas de pintura tamanho médio
  • 01 escada de alumínio para acessar forro / subir no telhado / pintura interna ( tipo tesoura e singela - 4,4 metros altura )
  • 1 caminhão de areia fina ( para ser comprado no período de uso )
  • 1 caminhão de brita fina  ( para ser comprado no período de uso )
  • 40 metros quadrados de forro PVC, 20 cm largura  branco, para substituir os forros de madeira danificados e carunchados nos demais cômodos. O orçamento foi de R$ 13,00 o metro quadrado, temos 4 cômodos com as seguintes medidas: 15 m2, 8 m2, 8,5 m2 e 4,5 m2.
  • 01 notebook que suporte win7, wireless, para uso em estudos e apresentações
  • 01 data show para fins de estudos e apresentação visual , 127 v
  • 01 telão branco / quadro branco com cavalete para apresentação de data show
  • 60 cadeiras tipo acento de pvc, que suporte peso e não tenha riscos de acidentes ( nossas cadeiras são antigas e estão se quebrando por tempo de uso, com risco de acidente ). O orçamento foi de R$ 30,00 por cadeira
  • 02 armário de aço para escritório com chaves ( 01 para biblioteca e 01 para documentos )
  • 01 rolo de arame farpado pequeno para manutenção da cerca no muro
  • 01 armário de cozinha aço 3 portas
  • Utensílios de cozinha ( pratos, panelas, talheres, vasilhas, travessas, copos, chicaras, panos de prato, facas, etc. ),
  • 01 mesa pequena de cozinha ( retangular )
  • 02 guarda roupas 3 portas com gavetas
  • 04 janelas do salão ainda não tem vidro,  necessitam instalação de vidro transparente simples ( tem que medir no local as quantidades e medidas )
  • 06 reforma de portas de madeira do IEG ( reparo da madeira / pintura )
  • 08 vazos de flores transparentes e sem cor (  vidro ou plástico ) para armazenar flores
  • 01 cortina de tecido algodão branco, para correr sobre um cabo de aço usando presilhas, sem nenhum tipo de estampa, 2,30 metros de altura e 8,20 metros de largura
  • 02 Banner de orientação ao publico ( valor do serviço de impressão PVC R$ 216,00 )

Para maiores informações procure nossa Diretoria.

Tel.  35 9924 0393  ( horário comercial )  E-mail: ogumdaestrelaguia@gmail.com

IEG promove sorteio de prendas dia 21 de abril !

 IEG promove sorteio de prendas dia 21 de abril !


Após diversos pedidos de seus associados e frequentadores, o IEG estará promovendo seu  primeiro sorteio de prendas em 2013, no domingo, dia 21 de abril  a partir das 14:00 h !


É um ambiente familiar e divertido, onde passaremos momentos agradáveis.  Venha participar conosco  !


Contamos com a ajuda de todos em arrecadar as prendas para o sorteio ( utensílios, salgados, assados, entre outros ).  Estaremos preparando também nossos lanches para matar a fome na hora da torcida !


Para maiores informações e contato para doações de prendas: tel: 35 9924 0393  ( horário comercial ) e-mail: ogumdaestrelaguia@gmail.com

A Diretoria agradece antecipadamente a colaboração e presença de todos !